Voltar para a página inicialConheça a ONGProjetosPublicaçõesFotosNotíciasFale conosco

Comunidade Carioca

 

 

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA COMUNIDADE CARIOCA
Promovendo bons projetos sociais para crianças, adolescentes e jovens

A Comunidade Carioca é organização não governamental que atua no terceiro setor desde quando foi criada, em 2008. A ONG desenvolve o Projeto Entrando no Samba e desde 2006 promove Oficinas de Percussão para crianças, adolescentes e jovens moradores das comunidades dos Guararapes e Cerro Corá, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro. O trabalho social voluntário tem sido uma referência na implementação de atividades para os beneficiários e nas intervenções sociais nas comunidades. A assistência social às famílias fortalece a nossa responsabilidade social. As atividades do projeto acontecem na quadra comunitária, a Quadra dos Guararapes.

 

NOSSA MISSÃO

Ser referência na promoção da transformação social de crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes por meio da arte, da cultura, do esporte e da educação.

 


COMUNIDADES ATENDIDAS - Guararapes e Cerro Corá
Aos pés do Cristo Redentor, no Cosme Velho, Rio de Janeiro, a cultura transforma vidas!

As comunidades dos Guararapes e Cerro Corá integram o Parque Nacional da Tijuca, uma área de preservação ambiental muito importante que abriga o morro do Corcovado, onde está a o Cristo Redentor, eleito como patrimônio cultural da humanidade e um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil. Muitas das famílias que ali vivem tiram seu sustento trabalhando com o turismo da área. As condições de saneamento, habitação e de infra-estrutura das comunidades são muito precárias. Há uma creche, a sala da associação, uma escola pública, um posto de saúde pediátrico e um prédio da prefeitura. Os dois últimos nunca funcionam. O lixo é um caso à parte e muito sério! Não há caçambas suficientes e o lixo fica todo amontoado e esparramado pelo chão. Crianças e animais brincam em volta do lixo até que seja recolhido pelos garis comunitários!Estas comunidades não contam com a presença do poder público na questão de segurança pública e apesar de estarem situadas numa das principais áreas de turismo do município do Rio de Janeiro é muito elevado o índice de crianças, adolescentes e jovens ociosos pelas vielas da favela. Como qualquer outro morro do Rio de Janeiro, os problemas são sempre os mesmos, do lixo à violência.

crianças lanchando


COMPOSIÇÃO DA ONG
A cidadania e o sonho de dias melhores!

A ONG Comunidade Carioca teve como principal motivação o sucesso do Projeto Entrando no Samba junto às crianças das comunidades do Complexo Cerro Corá!

PRESIDENTE: CLAUDIA MOREIRA CASTAÑON
VICE-PRESIDENTE: LUIS EDUARDO CHAGAS CHRISPIM LABORÃO
TESOUREIRO: IVONE LÚCIA PACHECO RAMALHO
SECRETÁRIO: JOSÉ AUGUSTO TOMAZ

CONSELHO FISCAL: MARIA HELENA GOMES BARBOSA
ALESSANDRA VALÉRIA DE SOUZA DELFIM

CONSELHO CONSULTIVO: MARIA LÍGIA DE OLIVEIRA
DÉBORA MARIA ROSA

COORDENADORA EXECUTIVA: CLAUDIA MOREIRA CASTAÑON

   

Balanços Contábeis

Balanço contábil 2008
Balanço contábil 2009
Balanço contábil 2010
Balanço contábil 2011
Balanço contábil 2012

Balancete 2008
Balancete 2009
Balancete 2010
Balancete 2011
Balancete 2012

CMDA

Estatuto

 
parcerias
youtube Blog Twitter Facebook