Voltar para a página inicialConheça a ONGProjetosPublicaçõesFotosNotíciasFale conosco

Comunidade Carioca

 


NO RITMO DA SOLIDARIEDADE!
Da Praia de Ipanema para as comunidades do Rio de Janeiro.

Em 2004, Claudia Castañon, sofreu um assalto enquanto fazia uma caminhada pela Praia de Ipanema. Um grupo de meninos de rua a cercou e cometeu o crime em plena luz do dia. O acontecimento que infelizmente faz parte da rotina no Rio de Janeiro foi tratado de forma original e alternativa por Claudia, que reagiu àquele assalto criando um projeto social para crianças, um tipo de atitude que pode mudar o quadro de violência urbana, evitando que novas crianças cheguem a esse ponto.

Nascia então o Projeto Entrando no Samba! A percussão foi escolhida por achar que seria mais fácil agregar crianças de comunidades carentes, já que estas crianças parecem já terem nascido com o samba no pé e o pulsar das veias no ritmo do samba!

A aposta na música soa como uma chave para a esperança.. a de que ainda é possível sonhar!

E esta mesma música, que possui o poder de transformar e de atingir todos os indivíduos de nossa sociedade, cumpre o seu objetivo e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo!

As primeiras crianças chegaram... eram apenas seis. Logo depois eram mais de trinta... e desde então os alunos não param de chegar para formar a bateria Entrando no Samba!



PROJETO ENTRANDO NO SAMBA
Um caminho para a transformação social

O Projeto oferece Oficinas de Percussão semanais, inteiramente gratuitas. As aulas acontecem toda segunda-feira, às 19h, na Quadra dos Guararapes, na Ladeira dos Guararapes, ao lado do nº 1, no Cosme Velho, Rio de Janeiro.

As crianças e adolescentes do Complexo Cerro Corá recebem orientação de experientes ritmistas de escolas de samba e aprendem a tocar os instrumentos que integram uma bateria de escola de samba – caixa, repique, surdo, tamborim e chocalho, dentre outros.

 

PARTICIPE DA NOSSA OFICINA DE PERCUSSÃO
Do samba para a cidadania

As oficinas de percussão também são abertas ao público em geral, que pode aprender a tocar instrumentos como surdo, caixa, repique, tamborim, chocalho e ainda ajudar a manter o projeto, já que a contribuição para as oficinas serve exclusivamente a esse propósito. Faça Parte!


CONTRATE O SHOW DA BATERIA ENTRANDO NO SAMBA
Para eventos e blocos de carnaval!

As apresentações do grupo têm como objetivo divulgar a evolução do trabalho, aumentar a autoestima da garotada, valorizar o sentimento de pertencimento, e contribuir para a consolidação de valores como a solidariedade, a ética, o respeito e a valorização do ser humano. Contrate o grupo para eventos e colabore com este trabalho social! Há ainda a opção de aulas para grupos fechados e workshops para empresas .

 
 

OUTRAS ATIVIDADES

 

ENSAIOS TÉCNICOS
Preparando o grupo para shows

A realização de ensaios técnicos periódicos foi uma alternativa encontrada para motivar e preparar a garotada para apresentações e fomentar o resgate histórico e cultural da comunidade, uma vez que o evento acontece na comunidade. Dessa forma o grupo se prepara para apresentações no bairro ou em outros locais, conforme oportunidades que surgirem. Os ensaios técnicos acontecem na Quadra dos Guararapes, no Cosme Velho ou no Largo do Vinte, dentro da comunidade dos Guararapes.

Esta ação também serve para despertar e incentivar a adesão de novos beneficiários, e aumenta o apoio e a participação da comunidade ao projeto.

 


OFICINA DE REFORMA E MANUTENÇÃO DE INSTRUMENTOS
Incentivando o despertar para atividades profissionais

O projeto oferece oficinas de reforma e manutenção de instrumentos de percussão para os adolescentes e com isto espera despertar o interesse por atividades profissionais e torná-los mais comprometidos e responsáveis com suas próprias vidas.

DA DANÇA DE SALÃO AO HIP HOP
Dança como estímulo à convivência social

Em 2010 foram implementadas aulas de dança de salão semanais inteiramente gratuitas para os moradores da comunidade. Uma vez por semana crianças, adolescentes, jovens e adultos aprenderam passos dos diversos ritmos com o professor Binho na Quadra dos Guararapes. Faz parte de nossos planos retornar com as aulas de dança e implantar o Hip Hop como mais uma opção para os adolescentes. As aulas de dança também são abertas ao público em geral que contribuindo ajuda a manter o projeto.

OFICINA DE RECICLAGEM COM PET
Semeando a idéia da geração de trabalho e renda

Em 2009, buscamos incrementar a coleta de resíduos sólidos pelas famílias beneficiárias com vistas a contribuir para a retirada de garrafas de PET do meio ambiente e sensibilizar a comunidade para a responsabilidade sócio-ambiental, além de incentivar a participação de jovens e adultos em atividades empreendedoras para geração de trabalho e renda. Fizemos curso de capacitação em reciclagem com garrafas de PET e implementamos a Oficina de reciclagem. Entretanto, a falta de estrutura na Quadra dos Guararapes, sem cadeiras para sentar ou mesa para trabalhar, não permitiu a continuidade deste trabalho, apesar do interesse das crianças.

 

CURSO DE INGLÊS

O convênio com a SBCIRJ- Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa dá oportunidade a adolescentes, jovens e adultos que têm acesso ao curso de inglês inteiramente gratuito.

parcerias
youtube Blog Twitter Facebook