Voltar para a página inicialConheça a ONGProjetosPublicaçõesFotosNotíciasFale conosco

Comunidade Carioca

 

PUBLICAÇÕES
Tudo que saiu na mídia.

Jornalistas, patrocinadores e gestores sociais podem acessar algumas matérias publicadas em jornais, revistas ou TV e conhecer mais um pouco sobre essa iniciativa adotada nas comunidades do Complexo Cerro Corá.

 

 

 
Apresentação Praia de Ipanema  

O Bairro
Laranjeiras, 22/03/07

Há dois anos atrás Claudia Castañon, funcionária da Caixa Econômica Federal, sofreu um assalto enquanto fazia uma caminhada pela praia. Um grupo de meninos de rua a cercou e cometeu o crime em plena luz do dia. Infelizmente acontecimentos como esse formam uma triste rotina na nossa cidade maravilhosa.
O que chama atenção nesse caso é a saída que a funcionária pública achou para reagir a essa violência, muitos no lugar dela reclamam do Estado, defendem penas mais duras ou decidem que o melhor é colocar crianças atrás de grades, mas poucos realmente param para pensar o que podem fazer para melhorar a situação.
Claudia reagiu aquele assalto e criou o projeto Entrando no Samba. Através desse projeto, crianças de seis a quatorze anos tem aulas de percussão duas vezes por semana, além de receber um lanche no local.     Leia mais

Auditoria já tem seu Comitê Caixa ODM no Rio de Janeiro
CAIXA PELO PAÍS - Grupo de percussão do projeto CAIXA ODM faz ensaio no Rio de Janeiro
COEP - Rede Nacional de Mobilização Social
Editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
GENTE DE ATITUDE - Campanha de Natal dos empregados da Auditoria beneficia comunidade carente do Rio
GENTE DE ATITUDE - Comitê Caixa ODM promove ação social em comunidade do Rio
GENTE DE ATITUDE - Programa Caixa ODM promove festa de natal para crianças
GENTE DE ATITUDE - Projeto Caixa ODM Entrando no Samba festeja Dia da Criança no Rio de Janeiro
GENTE DE ATITUDE - Projeto Caixa ODM Entrando no Samba realiza apresentação no Aterro do Flamengo
REVISTA DA FUNCEF - MARÇO 2009 - NO RITMO DAS OPORTUNIDADES
Projeto Entrando no Samba - Futura
Projeto Entrando no Samba - Globonews

 

Vídeos

   

Projeto Entrando no Samba - Globonews

 

Projeto Entrando no Samba - Futura

     
Matéria exibida no Globonews no dia 13 de janeiro de 2008.   Vídeo do Projeto Entrando no Samba. Matéria exibida no Jornal Futura.
 
O projeto, que funciona há apenas oito meses, atende atualmente 26 crianças das comunidades dos Guararapes e Cerro-Corá, com a intenção de chegar a 100 crianças e adolescentes.
Além de dar aulas de percussão de graça para crianças carentes, a oficina é aberta ao público em geral, que pagando apenas quinze reais por oficina, pode, a partir do dia 9 de abril, aprender com o mestre Nico, ritmista da São Clemente, a tocar instrumentos como surdo, caixa, repique, tamborim, entre outros, e ainda ajudar a manter o projeto, já que o dinheiro das oficinas serve exclusivamente a esse propósito. As aulas são as segundas e quartas das 20 às 22h na quadra dos Guararapes, na Ladeira dos Guararapes, nº 1, no Cosme Velho.
Também é possível colaborar com essa iniciativa através da ONG Moradia e Cidadania, mantida pelos funcionários da Caixa. A contribuição que é de R$ 13,90 mensais, pode ser deduzida do imposto de renda.
Outra maneira interessante de contribuir para o projeto é através da doação de instrumentos de percussão, uma das maiores necessidades do Entrando no Samba . "Com mais peças poderemos receber mais crianças e adolescentes no projeto", comenta Claudia.
Qualquer tipo de contribuição é muito bem-vinda a esse novo e promissor projeto de inclusão social. Maiores informações podem ser obtidas com a própria Claudia no e-mail claudiacastanon@uol.com.br. Esse é o tipo de atitude que pode mudar o quadro de violência, pois, muito mais do que discutir o que fazer com os jovens que já estão vivendo mergulhados no crime e no abandono, cada um de nós precisa discutir o que pode fazer para que novos jovens não cheguem nesse ponto. Se todos os assaltos produzissem reações como essa, certamente notícias sobre violência seriam cada vez menos freqüentes.
 
parcerias
youtube Blog Twitter Facebook